Liane Coral

Liane Coral

domingo, 8 de março de 2015




Olá leitores. Criei esse blog já faz tempo mas nunca fiz uso dele.Já está na hora de ativá-lo.Vou começar a postar textos que escrevo para o Grupo de Teatro Orestes em Cena. Este grupo é meu xodó.Como tenho dificuldades de achar textos adequados para encenar para crianças e pré-adolecentes, eu mesma crio ou adapto textos da literatura para representarmos.Tem dado certo pois nossas peças sempre ficam muito legais, prova disso é que desde a fundação do grupo temos mais e mais pessoas interessadas em fazer parte do grupo. Mas isso já é outra história que eu contarei outra hora.Hoje vou postar "O casamento da Dona Baratinha"Desde pequena sempre chei essa história um barato e aí fiz uma adaptação. Já encenamos essa peça com bonecos de fantoche, em pequenas caixas de mini teatro...sempre funciona e sempre acabamos adaptando mais um pouco o texto. Se você utilizá-lo gostaria que me contasse como foi e não esqueça de citar a autoria do texto ...quem sabe eu um dia publique um livro.


 



O CASAMENTO DE DONA BARATINHA

BARATINHA:  
Ai eu já não sei o que fazer 
Dura , pé rapado com salário atrasado
       
Ah, eu não tenho mais o que fazer 
Casar com pé rapado quem é que há de querer

Agora vou falar  a verdade
Não tenho dinheiro 
só cumplicidade

Eu não tenho carro, não tenho teto
E se ficar comigo é porque gosta
Do meu rá rá rá rá rá rá rá o lepo lepo
Ops... crianças... prazer, meu nome é Baratinha...

Ai ai...queria tanto se casar? 
Mas tá difícillll, não arranjo noivo! Sou pobre, pobre ,pobre....  Ai ai,,,

BARATO: Quer se casar é  vizinha? Que siriguaita!
Ô vizinha... de novo pensando em se casar é?

Baratinha: Mas olha só,  que vizinho mais metido! Metido e pobre!Quero me casar sim senhor...mas o que é que o . senhor Zé Barato Metido da Silva tem haver com isso heim?

BARATO: É que eu sei por que  você não arranja ninguém pra se casar Dona Baratinha Metidinha a Bestinha!!!!!

Baratinha: O que? Mas que metido!!!!! Mas era só o que me faltava....

BARATO: Tá se você não quer saber...tudo bem não digo?

Baratinha: Mas que desaforado, claro que eu não quero saber...quer dizer  acho que não quero...tá tá, ui que raiva..tá diga logo....Por que você acha que eu não arranjo um noivo?

Barato: É porque eu você é muito barata! kkkkkk

Baratinha: O quê????? Mas ...sai daqui ( dá com a vassoura nele) 

Barato: Ai, ui, ai ui.....    
Baratinha: Mas ...vocês viram? Que desaforo..”é por que você é muito barata!!!!”
Eu não mereço isso.....buáááá´...

Mas...será?  Será que ele tem razão? To querendo me casar...todo mundo sabe...É talvez se eu me valorizasse  um pouquinho...mas a vida não tá fácil....


Ai eu já não sei o que fazer 
Dura , pé rapado com salário atrasado
       

Ei mas o que é isso? O que? Uma moeda de ouro? Gente era tudo o que eu precisava...estou milionária...milionária.... ai que emoção, é agora que arranjo um noivo.

Vou me arrumar rapidinho....Colocar um laço no cabelo, meu dinheiro na caixinha...


Quem quer casar com a senhora baratinha
Que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha
É carinhosa e quem com ela se casar
Terá doces todo dia, no almoço e no jantar...

Ei mas esperem aí... sou  Dona Baratinha, uma barata, linda, rica,  sensível, recatada, então tenho que escolher bem ...Serei  muito exigente, não gosto de  ninguém mau educado... e também sou muito medrosa...  não quero um noivo que me assuste a noite né? 
      

BOI: 
Mina, seu cabelo é da hora...seu corpo é um violão meu docinho de coco, tá me deixando louco...

BARATINHA: Ahãhã...nossa que força...que belezura...Será que o senhor boi aí não quer se casar com alguém assim que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

BOI: Tá pra mim...Eu quero, eu quero...E aí  baratona...chega aí vamo dá um rolé...

BARATINHA:  Ai...que é isso sou uma barata de respeito...que dar um rolé o que! Sou lá barata de dar rolé por aí...Vamos começar de novo...

Boi: Não seje por isso...Muito prazer nima,  Meu nome é Boizão!

Baratinha: Sei...Boizão ...Mas como é que você faz  assim ...como vou dizer...qual tipo de som você, quer dizer, o senhor...emite...quando você dorme?

BOI: Eu ? Eu tenho um voz  maravilhosa eu até já fui no Idados ... Eu sei cantar e pra abalar eu faço  MUUUUUUU

BARATINHA: Ai credo que susto, não você não dá... esse seu Múuuuu, me assusta demais

Boi: Ô barata enjoada!  Cê que sabe mina, agora quero ver você achar alguém assim com 
Esse estilo todo como que eu aqui
Baratinha: Como que eu...vá vá aprender português rapaz...era só o que me faltava! Calma Baratinha, vamos lá...é hoje que tu tem que arranjar um noivo!
 “Quem quer casar com Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?”    

Leão:  Uaurrrrrrr: Dinheiro na caixinha? Tá pra mim.!
O cara que pensa em você toda hora
contará os segundos pra você ir embora

Ops, que conta os segundos se você demora
sou o cara certo pra você 
Que te fará feliz desde agora
Esse cara sou eu

BARATINHA: Nossa que romântico! Então o senhor esta disposto a se casar comigo é?Mas como é que você faz ... Assim qual é seu tipo de timbre, assim com você faz a noite quando vai dormir...quando vai caçar...?

Leão: Bem eu faço Brauuuuuuuuu

BARATINHA: - Credo.Com esse som terei sustos o dia todo e medo a noite inteira!Ai credo que susto, não você não dá esse seu Grauuuuuuu, me assusta demais.Cai fora

Leão: Ih...minha tática não funcionou.


BARATINHA: Ai...Vamos lá...tudo de novo....“Quem quer casar com Dona Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?”
        
GALO:   Uau! Tá pra mim essa baratinha vai encher meus bolsos!
Olá olá o que faz uma barata tão charmosa assim solitáRIA?

BARATINHA: HIHIHI...OIIIIII, então estou aqui assim vendo quem passa...se de repente não passa alguém assim ....que por acaso quer se casar com uma linda barata, rica e carinhosa!!!!!

Galo: Nossa, rica é.... de repente percebi que nascemos um para o outro....Acredita em amor a primeira vista? Eu sou o rei do galinheiro...mas pode deixar que quando me casar com você meu reino será todinho seu doçura! 

Baratinha: Hihihi...Tá mas ...canta um pouquinho pra mim ver como é sua linda voz! 

Galo: A tá! Isso é moleza, tu nunca mais vai se atrasar pra nada Baratoca... pois de madrugada eu já acordo todo mundo...eu canto assim....Qui quiri qui quiiiiii!!

Baratinha: Ai....ai ai.... Eu heim...não não vai dar mesmo...você me assusta de dia imagina de madrugada! De jeito nenhum!.Além de que, eu detesto acordar cedo! 

Galo: Pô magoei!

Baratinha:Ai acho que não vou encontrar ninguém pra casar....buáááá.

DOM RATÃO: Hrã hrã!  Boa dia Dona Baratinha, Não posso ver uma dama chorando...então a senhorita quer se casar....é com grande honra que eu Dom Ratão, venho até aqui para pedir sua mão em casamento!

BARATINHA: Tá ta´ tá...Mas  vamos direto ao assunto, como é  o barulho que você faz  principalmente a noite seu Ratão?

BOI: Bem eu? Não faço barulho quase nenhum. Só  faço Qui, qui qui....

BARATINHA: Oh, isso é muito bom... não me assusta nem um pouquinho.

DOM RATÃO: Isso quer dizer que....

BARATINHA: Sim quer dizer que eu aceito me casar...precisamos das alianças, do bolo do vestido, dos convites, da valsa do... vamos, vamos ,vamos preparar tudo que  quero me casar ainda essa semana.!Ah, e vou mandar preparar a maior feijoada de todos os tempos pro nosso casamento, e todos estão convidados viu!

(correria, baratinha de um lado para o outro já vestida  de noiva)

BARATINHA: Ai, falta o cabelo, ai faltam as unhas ai falta o bolo, ai falta o buquê, ai a feijoada...

Ai ai finalmente chegou o grande dia  e a feijoada já está prontinha para a festa!

DOM RATÃO: Hum feijoada... adoro

BARATINHA: Depois do casamento Dom Ratão, depois do casamento.Agora vamos noivo, o padre não deve esperar! Ai estou tão ansiosa...

DOM RATÃO: Claro claro, mas só vou lá dentro esqueci meu...minha...nossas alianças ...volto já ! (espiando) Ai, feijoada....adoro, Ai, feijoada....adoro

  Ai esse cheiro .... Ai esse cheiro Ai esse cheiro,Oh, Oh,Ooooooooh....socorrro!


BARATINHA: Dom Ratão....Dom Ratão.....Não não não, não ... Ó que tragédia meu noivo não aprendeu como é perigoso chegar perto de panelas quentes...ele foi...ele foi...ele foiu e ele , e ele e ele... caiu dentro do caldeirão de feijoadaaaaaaaaa....buáááé.... agora que eu não caso!!!!!!Ai ai ai ai!!!!  

BARATO: Hrã hrã, nossa que triste...quer dizer que bom....não chore Baratinha, não suporto vê-la  chorando dessa maneira? 

BARATINHA: Você ? Por que você está aqui!!!! Não vê que estou muito ...muito...muito solteira!!!!!!Buááááá! 

BARATO: Calma Baratinha, eu sei que você tem suas razões pra estar nervosa e que tem suas razões de  não gostar de mim, mas...mas...mas... confesso que fiquei bem feliz por você ainda estar solteira! (dá um lenço pra ela)

BARATINHA:  Não....solteira...solteira....vou ficar para tiaaaa....Ei, Mas por qe você está feliz vai continuar debochando de mim? Como sou infeliz....

BARATO: Não...issso não....é que...Pois é... é que de tanto ouvir que você quer se casar eu pensei que....

Baratinha : Pensou que?

Baratão:Bem, eu pensei que tu e eu...eu e tu...a gente 

Baratinha:A gente????
Baratão:è que eu é que queria...tá, lá vai...eu gostaria muito de  me candidatar  a noivo!
Isso quero casar contigo,  mas dispenso seu dinheirinho !Sou um Barato a moda antiga...quero me casar por amor mesmo! 

Baratinha: Nooooossa ! Sériooooo?Que Barato!!!!!  

Baratão: Então, você topa?

Baratinha: Opa...só se for agora!

Barato: Demorô! 

Música de casamento.

Musica: A barata diz que tem.

 

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado


Nenhum comentário:

Postar um comentário