Liane Coral

Liane Coral

quinta-feira, 12 de março de 2015

O Bom Samaritano - Para Encenar.

Ano passado encenamos essa pequena peça lá na Meuc (Missão Evangélica União Cristã).
O personagem entrou em cena no meio do culto e foi muito engraçado.
Alguns não me reconheceram e como eu me fiz de pedinte, o constrangimento foi geral, exatamente como nos sentimos diante de uma pessoa que em momento inoportuno nos aborda pedindo ajuda
.Leia o texto, e pense.
A parábola do bom samaritano nos ensina, mas não é uma lição fácil de ser colocada em prática.

Seu Otto achou mesmo que eu era uma estranha...foi bem engraçado !






Quem é quem na parábola do Bom Samaritano.

Pedinte: E aí...tudo bem aí? Vem aqui...vem por favor...

1. Sim?

Pedinte: Ó! (entrega um papel amassado a pessoa que pega relutante)

Então...entendeu?

1. Mais ou menos..a letra tá ruim né!Mas por que a senhora não diz logo o que quer em vez de escrever o que quer.

Pedinte: É que tô cansada, assim me poupa esforço!


1. A te poupa o esforço né...Então também vou me poupar do esforço de falar...(tira uma caneta e papel do bolso e escreve bem grande “Não” ,mostra pro público depois pra pedinte)

Tá aí sua resposta! Era só o que me faltava...você está cansada...não me faça rir, tu não faz nada ...(sai)

Pedinte: Tá , tá então...valeu tá! Vá com Deus...tu tá no teu direito também...eu tenho direitos sabia?
Então ...é isso...eu tenho direitos...não sei quais são, mas tenho direitos...Nossa que má vontade...E aí...que tão olhando? Eu podia estar roubando , matando mas só estou aqui pedindo uma ajuda...não vou atacar ninguém não!!!! É, não vou atacar ninguém não!

E eu tô cansada sim ...acha que a vida na rua não cansa? Garanto que cansa...e muito...não dá pra descansar nunca...a noite então ...ocê dorme com um olho e espia com outro. Vem passar uma semaninha aqui em casa e tu vai ver se não cansa!

Aqui em casa...Essa foi boa né...Falando em casa, hoje é dia das mães né! Vi bastante gente ontem fazendo compras aqui no centro...e pensar que foi minha filha que me deixou eu ficar na rua da amargura. Depois que meu marido morreu minha filha arranjou um companheiro e os dois fizeram de tudo pra eu sair de casa...e como eu não tinha pra onde ir...to aqui! Já trabaiei em casa de familia mais a depois que isso aconteceu...sem endereço ...ninguém mais quis me dá trabaio não.

Entra outra pessoa

Pedinte: Tem uma grana aí preciso comer...e queria cheirar um pouco

2. Cheirar? Mas não é o fim isso??? (sai indignado)

Pedinte: Cheirar um pouco melhor, queria muito comprar um perfume...é dia das mães e queria comprar um perfume pra lembrar do tempo que eu ganhava perfume no dia das mães...

Entra 3

Pedinte: Ei … moço tem um um dinheiro aí nem almocei ainda...

3. Tá toma...toma aí e não enche mais!

Pedinte: Ehhhh, valeu moço...obrigada! Puxa esse caprichou...vai dar pro almoço jantar e sobremesa!

Entra dois sujeitos mau encarados

4. E aí mano...viu quem tá podendo aí? Será que a senhora não sabe que o ponto aqui já tem dono?
5. Pois é e então é o seguinte...a gente vai ter que situar a velha aí!
5.Pos é minha senhora!Acontece que os mano aqui não comeram nada também tá! E sabe comé!

4.É sabe comé! Acho que a gente vai ter que jantar também né mano!
5. Então, é o seguinte gente boa...passa a grana!

Pedinte: Nãoooooo

5. É asimm é? Passa a grana mulé!!!!!!
6. Não ouviu não!!!!!!Tá surda????? Passa a grana!

Arrastam a mullher e ouve-se som de pancadas e gritos de dor! Depois saem correndo!
Entra outra pessoa ouve gemidos espia atrás do biombo...

Pedinte: Socorro!!!!!Alguém me ajude!

7.Ih, já conheço essa mulher...agora ela finge que tá machucada só pra receber ajuda! Não não não!

Entra outra pessoa com a bibliana mão

8. Nossa que horror! A violência nessa cidade está demais.Pena que estou bem na hora do culto não posso me atrasar.

Pedinte: Socorro!

9. Pena que não estou no plantão hoje...eu trabalho no Samu...vou ligar pra ver se alguém vem socorrer essa mulher....Não posso me atrasar pra meu compromisso!

10.Nossa trabalhar no dia das mães não foi moleza...mas pelo menos consegui uma grana pra comprar os sapatos que tô precisando. Ei mas o que é isso...Nossa...como você está machucada!O que foi que aconteceu?! Venha...vamos vou te levar pra um hospital....

Pedinte: Moço...não adianta...como você vai me ajudar? Eu não tenho pra onde ir!

10. Calma. Eu vou dar um jeito...vou chamar um taxi, vou te levar pra um pronto atendimento...e depois a gente vai procurar a assistência social da prefeitura...A gente não pode, é ficar .aqui...Vamos!


Saem os dois a mulher apoiada nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário