Liane Coral

Liane Coral

quarta-feira, 25 de março de 2015

Laura quer viver - Vai beber ou vai encarar?




Essa é uma peça teatral que tem como objetivo abordar questões relativas a Educação para o Trânsito.
O tema central da peça são as consequências que assumimos ao misturar bebida e direção .
É um texto  educativo,criado para ser apresentado na escola.
Nosso grupo, o Grupo Orestes em Cena, montou e  apresentou essa peça em 2013 na escola e também apresentamos a peça no Shopping Muller na Semana do Trânsito.

Esse foi o anúncio que criamos para anunciar e divulgar a peça na escola.


LAURA QUER VIVER  
Texto de Liane Coral
Personagens: 
Laura
Marta (Mãe)
Tia Joana
Cleber (Pai)
Mario(Padrinho)
Dono do Bar
Amigas de Laura:Letícia, Dora


PRIMEIRO ATO

Laura: Alguém aí abre a porta?
           Credo, de repente parece que não tem mais ninguém além de mim nessa casa. 
Tá, tá, ei, calma, já to indo...
Tia Joana: Ninguém abre essa porta?

Laura:Tia Joana? E aí? Calma, nossa tia quase me atropelou... 

Tia Joana: Marta! Marta? Marta, você está aí?

Laura:Minha mãe ta lá dentro...aliás não saiu do quarto hoje...esquisito
Ei, mas eu estou aqui ó...

A  tia  já entrou chamando pela mãe

Eu heim? Minha tia sempre foi meio estranha...deixa pra lá, vou dar uma saída afinal o ar aqui está pesado! 

Entram Joana e Marta, mãe de Laura.

Joana: Como você está?

Marta : Como eu poderia estar...nem sei se  ainda sinto alguma coisa, parece que não estou vivendo isso, não posso acreditar no que aconteceu!

Joana: Você precisa reagir minha irmã! E o Cleber? Como está?

 Marta : O Cleber não fala, está de um jeito que dá até medo...sabe...de outra desgraça...
              Hoje cedo saiu e nem voltou pro almoço....

Joana: Calma Marta, o tempo sara as feridas...

 Marta : Mas há cicatrizes que são profundas demais e não desaparecem nunca....

Joana e Marta se abraçam e saem.

SEGUNDO ATO
Praça. Amiga de Laura segurando um diário. Folea  algumas páginas...

Laura: Ahã.....te peguei heim!

Letícia: Acabei ficando com seu diário...desculpe eu queria ter te devolvido....

Laura: Não tem nada não!!!

Letícia: Fiquei surpresa , você nunca tinha me dito que gostava do Tito...e eu .... sempre falando dele de como ele é fofo, de como ele me tratava  tão bem...tu nunca me falou nada, como eu ia adivinhar...

Laura: Desencana, já superei isso, afinal concorrer contigo não ia dar mesmo né amiga!

Letícia: Também agora tanto faz , ele já está em outra mesmo... e você....você sim está literalmente em outra..., não me conformo...

Laura: Calma amiga, eu heim, nunca que eu ia disputar o Tito contigo...
Você  não está chorando por causa disso não é?

Letícia: Desculpe amiga, eu queria ter esperado por ti ...mas você demorou e você sabe como é meu irmão...ou eu aproveitava a carona ou adeus show....minha mãe só deixou eu ir por que ele ia... pensar que enquanto eu me divertia... Sério, eu achei que tua mãe não tinha deixado você ir, ou sei lá...tu não me ligou...
Nossa, o show  foi demais cara...pena  tu ter perdido...e agora...nunca mais tu vai ver eles tocarem...

Laura: Nunca mais?  Também não é pra tanto...Sabe, esquisito que por mais que eu tente não consigo lembrar por que não fui ao show...sério eu não podia ter perdido essa por nada...

Letícia: Tudo ia acontecer naquela noite lembra... Era nosso sonho...nós duas curtindo a melhor banda do Brasil juntas... era pra ser inesquecível... na verdade de um jeito ou de outro vai ser inesquecível!
Leticia vai embora
Laura: Letícia....ô Lelê...volta aqui!!!!
 Eu não estava lá... o que foi que aconteceu Laura....pensa, pensa....


TERCEIRO ATO:

Mesa de bar....

Cleber: Desce mais uma...

S.Manuel: O Seu Cleber, vai pra casa, já ta tarde...

Cleber: Eu disse pra me servir mais uma dose...Não ouviu!

S. Manuel: Larga disso homem, por acaso você quer fazer igual  ao outro? 

Cleber: Ao assassino???? Você tá me chamando de assassino por acaso? Assassino, eu juro que vou descobrir quem é ele....eu juro

S. Manuel: Você já bebeu demais...
Cleber: E o que você tem haver com isso?

S. Manuel: Acontece que não posso ver o amigo desse jeito... passa pra cá essa chave, que já  fechei o bar e eu mesmo te levo pra casa...chega de desgraça!

Cleber: Desgraça...é isso....desgraça....desgraça....

(Saem os dois, um carregado pelo outro)



QUARTO ATO

Marta: Que é isso? Cleber, você bebeu?

S.Manuel:  Com licença dona Marta, vim trazer seu marido...

Marta: Lhe vende a cachaça e depois carrega o freguês pra casa...

Cleber: Desgraça....desgraça!

Laura: (entrando)  Que é isso paizinho....nunca que eu te vi assim...o  que foi que aconteceu??? 

Cleber: Desgraça....desgraça!

Laura: Do que o pai ta falando mãe?

S. Manuel: Desculpe Dona Marta estou indo! Se precisar de alguma coisa sabe onde me encontrar...

Marta: (Senta-se desolada) precisar de quê? Uma cachaça pra mim também? Uma cerveja pra me animar???? Essa é a desgraça ...foi ela a culpada, foi ela a culpada... o Senhor não vê ? O Senhor não vê????

Laura: Calma mãe, desde quando o pai deu pra beber? Que novidade é essa?

Marta: Vamos Cleber, você precisa de um banho frio!

Saem os dois 

Laura: Ninguém vai me responder não??? Ninguém vai me responder?



SEXTO ATO

Laura:  E aí pessoal, não vão entrar pra aula? Segunda-feira...não ouviram o sinal não?

Tânia: Quando soube não acreditei!

Luiza: Logo ela tão cheia de planos!

Dora: Dizem que ela saiu correndo nem olhou se vinha carro...vai saber! Ela saiu da aula na sexta louca pra ir pro show lá da Liga. De certo que nem olhou se vinha carro ou não!

Claudia: Mas aqui diz que ela foi pega em cima da faixa . Que o carro estava em alta velocidade e que antes de fugir do local algumas pessoas viram o cara  que estava dirigindo o carro e que ele estava visivelmente embriagado.

Laura: Do que vocês estão falando?

Dora: Vamos meninas a aula vai começar! Sinceramente não estou com cabeça pra estudar  hoje!

Tânia: Só hoje? Vai demorar muito pra gente se acostumar com a ausência da Laurinha!

Luiza: Vai ser uma lacuna que nunca vai ser preenchida! 

Laura: Lacuna? Ausência ??? Ei gente eu estou aqui!!! Cara eu não estou entendendo mais nada!
( Pega o jornal)

Garota atropelada na faixa de pedestre.

Morre na UTI , Laura Braga15 anos, mais uma  garota que na sexta-feira foi atropelada ao atravessar a faixa de pedestre na principal avenida de nossa cidade. Acredita-se que o motorista responsável pelo acidente estivesse embriagado, ele fugiu do local....
Os  pais enlutados  clamam por justiça...
Não , não não pode ser eu...eu não, eu  ainda quero viver....eu ainda quero viver... eu ainda quero viver.....Nãoooooooo!




SÉTIMO ATO

Marta: Fiha.....filha....acorda....nossa que susto....você estava tendo um pesadelo!

Cleber: O que foi filha? 

Laura: Pai....Mãe...foi um pesadelo? Graças a Deus, foi só um pesadelo.Senta aqui mãe, vou te contar.

Cleber: Filha eu já vou indo, tenho que trabalhar...

Laura: Pai, você não bebeu né? 

Cleber: Que é isso filha, claro que não desde quando eu ia beber e depois sair dirigindo, eu sei me cuidar e cuidar da minha família.

Laura: Claro pai! Pai eu te amo heim, se cuida no trânsito ta!

Cleber:Claro filha, todo cuidado é pouco! Tchau , bom dia pra você duas .

Laura e Marta: Bom dia pra você também.

Laura; Mãe se eu te contar você não vai acreditar...

saem as duas abraçadas conversando)


Ao final voltam ao palco ao som de uma canção com placas que alertam sobre questões  do trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário